segunda-feira, 28 de março de 2011

Rescaldo 2.ª Resistência Fazendas de Almeirim


O dia começou pelas 06:10 da manhã,  pois a hora de encontro com o resto da equipa era ás 07:00 no local habitual. À hora marcada lá estava eu, desta vez de boleia com o meu pai e com a minha mãe, que andam a ficar fãs destes ambientes. Entretanto o Ricardo, que ia comigo de boleia, não aparecia e claro está, não acertou o relógio e teve de fazer um sprint para recuperar o tempo de atraso. Pelas 07:30 lá seguimos em direcção a Fazendas de Almeirim, com uma temperatura "agreste" e com muita chuva que só terminou em Santarém.

Cheguei pelas 08:30 e já a agitação era muita, o que não é normal para mim, pois nunca chego tão em cima da hora. Seguidamente equipei-me, preparei a bike e fui aquecer em quanto o Nuno foi buscar os dorsais do pessoal e o chips.

 Como desta vez o Arealbike tinha um "staf" de respeito optei por correr só com um bidon de líquidos e combinei com o pessoal fazer a troca do mesmo nas passagens na linha de meta, para evitava andar a acartar água.

Já mesmo e cima da hora dirigi-me para a linha de partida, onde me coloquei na segunda linha, o que era mais do que suficiente para o tipo de prova e para os primeiros kms do percurso.
Com 15 minutos de atraso, que a organização justificou com a preparação do sistema informático, iniciou-se a resistência. O andamento não foi muito forte  mas na primeira subida a "coisa" dividiu-se, pois um grupo de 7 aumentaram o andamento eu apercebi-me que aquilo não era andamento para mim, mas mantive o meu andamento "máximo" juntamente com o Luis Monteiro, o que durou até ao final da primeira volta, onde passei em 9.º e o Luis em 10.º.

Daqui para a frente segui sempre sozinho, mas sempre no alcance de visão do Luis Monteiro  e do grupo de cerca de 5 onde ele seguia. Entretanto consegui passar um atleta e ascender à 8.ª posição, tendo ficado logo de plena consciência que seria o lugar mais alto que conseguiria, isto em condições normais e que teria de controlar muito bem o esforço para não ser apanhado pelo grupo onde seguia o Luis Monteiro. 
O tempo ia passando, as voltas iam sendo dadas e estava a consegui ganhar tempo ao grupo que me seguia, uma vez que à 3.ª volta comecei a dobrar atletas e isso era uma vantagem para quem seguia sozinho, porque a maior parte do percurso era em trilhos.

Incrivelmente a passagem da barreira das 2 horas não deixou marcas, pois estava à espera que quebrasse psicologicamente, pois muito raramente ultrapasso esse tempo em treino ou em provas.

Entretanto já na penúltima volta apercebo-me que ia dobrar o Pedro (colega de equipa) e também reparo na proximidade do 9.º lugar, o que me fez reduzir a minha cadência para que ele se aproximasse de mim, uma vez que iríamos passar a linha de meta a escassos minutos das 3h, o que nos iria obrigar a dar mais uma volta e eu necessitava de ver como ele estava fisicamente. Fizemos a primeira subida juntos e o primeiro trilho, depois aumentei a cadência e ele não me acompanhou, mas voltei a baixar, para o forçar a aumentar a dele, tendo novamente com a proximidade dele, aumentado a minha, não tendo ele esboçado qualquer tentativa de me acompanhar, seguindo eu sozinho até ao fim. 

Resultados:
         Kms: 7 voltas (69,90)
         Tempo:3h29m31s
         Média: 19,96
         Acumulado: 1540
         Classificação: 8.º
  http://www.sportchip.net/site/index.php/resultados/62-2011-03-27-2o-resistencia-btt-q-rota-da-sopa-de-pedraq-fzendas-de-almeirim       

A minha opinião
- Organização: Acima de tudo, fica os parabéns à organização pelo excelente empenho, uma vez que por ter chegado em cima da hora e ter sido dos últimos a terminar não deu para avaliar convenientemente o trabalho desenvolvido. Contudo não podia deixar de referir que é lamentável eu andar a fazer a última volta e andarem a retirar fitas, quando ainda existiam mais atletas em prova... fiquei sem palavras, pois se eu passo 3 minutos antes da hora, ou não me deixavam seguir, ou então tinham de manter as mesmas condições.
- Levantamento de dorsais: Sem opinião (não fui eu que levantei o dorsal)
- Ofertas: Achei mesmo muito bom.
- Briefing: Apenas foi abordado a questão dos chips e sinalização do percurso. Acho que devia de ter sido abordado alguns ponto de risco do percurso.
- Partida: Sem nada a apontar
- Percurso:Estava simplesmente fantástico, pois com o que tem chovido fiz 7 voltas sem apanhar lama e acima de tudo os trilhos e drops eram do melhor.
- Sinalização do percurso:Podia ter sido 5 * não fosse a preocupação em retirar as fitas antes de todos os participantes terem acabado a resistência.
- Controlos:Sem nada a apontar, mas com a novidade (para mim) dos chips.
- Posto de abastecimento:Não usufrui, mas aparentavam estar bem recheados.
- Chegada:Muito boa, com comentários e com espectadores. No entanto é pena a distracção de alguns participantes e espectadores que pensam que os eventos terminam quando eles ou os familiares terminam, colocando desta forma, em risco os outros participantes e a eles próprios.
Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Massagens: Não utilizei.
- Balneários: Não utilizei.
- Almoço: não participei.
- Prémios: Até 5.º lugar. Foi bem pensado tendo em conta que não existia escalões.


Conclusão: 
Correu-me muito bem, fiz a resistência como se fosse uma meia-maratona e não me dei mal. Valeu para me avaliar para uma eventual abordagem ás maratonas e estou desconfiado que a minha "praia" não será XCM.














Fica o meu obrigado ao areal e aos meus pais pelo apoio prestado e paciência lol.

da direita para a esquerda, Ricardo, Luis, Pedro, Nuno e eu.

terça-feira, 22 de março de 2011

Objectivo na Resistência de Fazendas de Almeirim

Esta vai ser a minha estreia na zona de Almeirim e para além disso também é a minha primeira resistência deste ano e provávelmente a última, pois não tenha e mente a participação em mais nenhuma.

Vou participar nesta maratona em conjunto com a restante equipa e muito por causa dela, pois foi através da equipa que tive conhecimento da mesma e da tão boa opinião que trouxeram o ano passado.


Não vou com objectivos definidos, uma vez que a experiência em resistência é minima e esta tem duração de três horas, o que está acima da duração dos eventos onde tenho participado, bem como só existe uma classificação "geral". Pelos pontos referidos é complicado fazer previsões, contudo quero terminar a resistência e fazer o melhor resultado possivel.  



Pelo gráfico do percurso é visivel que vai ser um sobe e desce constante durante os 9,5 km e contamos com 220 metros de acumulado, o que não parece ser muinto, mas se pensarmos em 30m por volta, percorre-se 6 voltas, logo 60 kms aos quais corresponde 1306 metros de acumulado, o que já demonstra outra prespectiva da "coisa". 

segunda-feira, 14 de março de 2011

Rescaldo V Maratona do Camarnal

Depois de recuperado e do cromado desinfectado, aqui fica o meu rescaldo.
Simplesmente o maior dorsal que já tive
Desta vez deu para dormir mais um bocadinho, dada a proximidade da maratona, mas mesmo assim pelas 07:30 da manhã lá me fiz à vida. Pelas 08:00 encontrei-me com o restante pessoal do Arealbike para nos deslocar-mos para o Camarnal. A curta viagem foi feita com constante ameaça de chuva, como se não tivesse sido suficiente a que caiu quase toda a noite.

Cheguei pelas 08:15 e já se viam alguns participantes. Fui levantar o dorsal e de seguida preparei a bike e o "atleta", tendo posteriormente seguido para junto da equipa, pois eles já tinha levantado o dorsal no dia anterior e já estavam preparados.

Pelas 08:50 fiz o controlo "0" e segui para a linha de partida onde permaneci, junto do Luis Monterio e do Luis Carvalho. Mais uma vez optei por ficar na frente, pois prefiro ser ultrapassado do que andar a ultrapassar.  


Com vinte minutos de atraso, que a organização justificou com a queda de moto de uma pessoa da organização e com a GNR, lá se iniciou a maratona, pelas 09:20. Arranquei na frente e mantive-me lá até se iniciar a terra batida e daí para a frente consegui ir na roda do grupo da frente, o que durou até ao primeiro controlo, sendo que apartir desse momento apenas consegui ir mantendo o contacto visual com eles, isto até entrar em Ota.


Daqui para a frente vinha o meu "calcanhar" pois vinham as subidas dignas desse nome, mas como me estava a sentir muito bem e sabia que tinha alguma vantagem para os que seguiam atrás,  segui o meu ritmo de tal forma que se fosse necessário seguir a roda de alguém ainda tivesse força para tal. No fim da primeira subida na serra de Ota apercebi-me que não vinha ninguém a trás e agora podia recuperar algum tempo perdido na subida, pois seguia-se um "trilho" a descer. Já na segunda subida da serra de Ota apercebo-me da proximidade do Luis Carvalho e tive de ir buscar forças para fugir dele, o que não era fácil, pois ele é mais forte a subir do que eu e ainda faltava subir até á pedreira, pois estavamos a chegar ao segundo controlo.

O Luis Carvalho,  já aprecia nas fotos lol
A partir deste momento foi sempre no limite, pois o objectivo era começar a descer a pedreira sem que o Luis me apanhasse, o que consegui, tendo na descida me feito valer do kit de unhas (ou falta de responsabilidade) para lhe ganhar tempo, uma vez que ainda vinha uma subida complicada. Após ter feito a subida sem ter sido "agarrado" sabia que dificilmente ele me ia apanhar, pois vinha mais uma descida e depois era quase sempre a rolar e eu continuava a sentir-me muito bem. Como não à bela sem senão, na última curva a descer em alcatrão espalhei-me, pois tive de alterar de trajectória e a roda da frente escorregou e eu fui ao "tapete" com alguma violência, mas felizmente estava bem e a bike também, tendo prontamente arrancado como se não houvesse amanhã, pois não queria ser ultrapassado a 2 km do fim.


Para complicar, já a chegar ao fim da subida antes de se iniciar a descida para a meta, saiu-me a corrente e tive de acabar a subida a correr, já com o Luis a escassos  metros, mas após me montar novamente e ter começado a descer para a meta vi que o meu esforço valeu a pena, pois terminei a meia maratona na terceira posição.

Após breves momento depois da chegada fui informado que era 2.º classificado, porque o que terminou em 2.º estava inscrito para a maratona, razão pela qual não ia ser classificado.

O Sr. que me foi sempre a morder os calcanhares lol
Da queda resultou danos o guiador e no pedal, menos uma gramas. Já as botas ficaram com uma boa mazela e o equipamento rasgou-se na nádega e no cotovelo. Eu fiquei com uns arranhões que não demonstram a violência da queda....


Resultados:
         Kms: 39,90 km
         Tempo:1h52m23
         Média: 21,18
         Acumulado: 700 m
         Classificação: 2.º
         http://www.bttsrcteam.blogspot.com/

A minha opinião
- Organização: Bem estruturada, mas com algum nervosismo, para quem já não é estriante..
- Levantamento de dorsais: Muito rápido e organizado (ás 08:15).
- Ofertas: A t-shirt, mas sem ser branca.... mantém-se o bom gosto do ano passado.
- Briefing: Algo nervoso e atrapalhado, mas esclarecedor..
- Partida: atrasada 20 minutos, mas sem confusão.
- Percurso: Gostei do percurso! mais do que o do ano passado, mas é sempre complicado avaliar o que conhecemos muito bem..
- Sinalização do percurso: sem reparos a fazer.
- Controlos: Sem nada a apontar.
- Posto de abastecimento: Não usufrui.
- ChegadaMuito boa, apesar de eu não concordar com chegadas a descer.
Lavagem de bikes: duas mangueiras com pouca pressão, mas como o pessoal optou por lavar as bikes em casa, facilitou  ou outros que utilizaram as lavagens
- Balneários: Não utilizei.
- Almoço: Não almocei.
- Prémios: A grande desilusão....nada, nem uma simples medalha dos "marroquinos" nem mesmo um pódio... espero que não seja nada contra mim.

Conclusão: Mais tarde ou mais cedo o esforço é recompensado e espero que o meu assim continue. Valeu o contacto com o pessoal conhecido e o valente empeno, era desnecessário ter estragado o equipamento, mas enfim ... também faz parte. Foi pena o Luis Monteiro não me ter conseguido acompanhar., mas também ele foi ao tapete.

Obrigado à minha "famelga" pelas fotos e força, obrigada ao Arealbike e ao Nuno (forum btt) pelas fotos e pela força.....

domingo, 6 de março de 2011

Objectivo na V Maratona do Camarnal


Ora cá está mais uma maratona do Camarnal, evento onde participei mais vezes, pois apenas não participei na primeira maratona e continuo fiel, muito por causa de ser à porta de casa e por ser apologista do apoio incondicional à região.


No anos transactos recorda-me uma boa organização, em termos do evento propriamente dito, porque a divulgação do evento/informação tem sido sempre escassa, bem como à postriori, mas como o importante é o dia, lá se vai esquecendo o antes e o pós, contudo foi vizivel a diminuição de participantes no último ano, mas acredito que muito se deveu ao valor da inscrição, a qual também achei exagerado, mas isto é o meu ponto de vista.

Este ano, voltamos a ter escassez de informação, nomeadamente, lista de inscritos e acumulado de altimetrias, o que faz o "pessoal" perder algum interesse e optar por outros eventos, no entanto o valor da inscrição foi "revisto" e este ano está de acordo com a concorrência.

Este ano volto a participar na meia maratona, que conta com 40 km e tenho por objectivo melhorar o meu 11.º lugar do ano passado e concluir no top 6, mas tudo vai depender da sorte que nas últimas semanas não quer nada comigo.


Pelo que consta no gráfico de altimetria, a meia maratona contará com 40 km e com um acumulado a rondar os 700m, o que não foge muito do habitual, contudo entre o km 20 e 30 vamos subir a serra de Ota até ás pedreiras, o que não é muito do meu agrado, uma vez que não me dou muito bem em subidas com muita inclinação e longas. É certo que depois vem um descida, mas calculo que é feita em estradão o que não vai permitir ganhar "grande coisa".

Desta feita espero conseguir fazer trabalho de equipa com o Luís, pois o Arealbike/Rádio Alenquer vais estar em peso neste evento.