sexta-feira, 27 de junho de 2014

Vai ser sol de pouca dura.................

Concluídas que estão 3 provas da Taça Regional de BTT de Santarém e já com pensamento na 4.ª, a qual se realiza no próximo domingos da Benedita, as contas estão assim...

Em condições "normais" e uma vez que o terceiro classificado não está inscrito, devo conseguir-me manter no pódio, mas com a vida mais difícil ....deixa lá ver!!!! 

terça-feira, 24 de junho de 2014

O 4.º Raid de BTT Trilhos Del Rei foi assim....

Depois de tanto esforço falto ao pódio!

Foi no domingo passado que me estreei pela zona de Peniche, neste caso mais concretamente na localidade da Serra Del Rei, tendo marcado presença na maratona de btt designada por 4.º Raid btt Trilhos Del rei/Onil Design, prova esta que é a primeira a contar para o Troféu do Oeste, troféu que pretendo fazer na totalidade.

O evento foi organizado pelos TRILHOS DEL REI,organização que se mostrou muito capaz, tendo apresentado boas condições para os atletas, empenhamentos em dar o melhor e acima de tudo colocou 60 kms magníficos à disposição dos atletas, sendo que para os menos preparados existia um percurso de 30 kms. Por estes motivos e muitos outros, marcaram presença neste evento mais de 400 atletas, isto sem contar-mos com as presenças para a caminhada e aula de zumba que decorreram paralelamente à prova de btt.

Segui para este evento com boas sensações, mas sabia que mesmo existindo classificação por escalões não iria ser fácil ficar no top 3, uma vez que a concorrência era forte e numerosa, mas por esse motivo  e porque iria ter a minha cara metade a ver-me a cortar a meta, o que acontece uma vez de cinco em cinco anos ahahahah a motivação estava em altas....

Como em tudo à um "senão" aqui também existiu, mas foi culpa do S. Pedro que estragou festa da chegada dos atletas e da entrega de prémios, com uma valente carga de água...enfim...não à nada como provas de verão ahahaha

Em termos de organização, o meu ponto de vista ditou o seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Percurso...brutal, haja vontade...
  • Local do evento (todo concentrado e sem transito...faltou só estacionamento) 
  • Levantamento de dorsais (08:30)
  • Controlos
  • Marcações 
  • Classificações (online - muito bom)
  • Cenário de pódio 5 estrelas
  • Cumprimento horário partida
  • Partida por boxes mediante numero de dorsal.
  • Sinalética divertida durante o percurso.
  • Registo fotográfico
Aspectos a melhorar:
  • A inscrição no dia, devido a terem sido entregues dorsais não correspondentes ao percurso escolhido.
Lembranças:
  • Uma lata de conserva de Peniche.
  • Galhardete da localidade.
  • Lenço com logótipo da organização.
  • Folhetos de publicidade.
Pormenores à parte, vamos ao que interessa!!!

Após me ter colocado na 3.ª Box, logo com 100 atletas à frente, era altura de ver por onde andava a concorrência, para não os perder de vista. Há hora deu-se inicio à prova e foram
 percorridos alguns dois kms em alcatrão e voltamos passar na meta para assim entrar-mos na terra, o que permitiu o pessoal organizar-se, mas o andamento era fortíssimo e quando entramos na terra já eu ia em red line, contudo nos 10 primeiros lol. A entrada na terra não alterou em nada o ritmo da prova e continuava de loucos, o que fez com que eu descolasse de frente da corrida ainda antes dos 10kms, possivelmente, pois o meu conta quilomentos não suportou o andamento ahahaha.

Comigo ficaram vários atletas, Valter Raimundo (CSRDOTA), João Esteves (Penabikefirme) e Guilherme Lopes (Casais Lagartos Bike team), e os 4 perseguia-mos o grupo da frente. Á medida que os kms foram passando, fomos sendo alcançados por outros atletas e a menos de 2 kms da divisão do percurso o grupo já era composto por alguns 10 atletas, sendo que na frente da corrida seguiam 7 ou 8 atletas. Na última subida antes da divisão comecei a ficar para trás e quando passei a divisão (só no fim de acabar a prova é que soube que era a divisão) já não vi ninguém e mantive o meu andamento.
Os kms foram passando e eu sem conta quilomentos aguardava pela divisão, mas nem vê-la, o que me deixou algo confuso porque pelas horas já deveria ter aparecido,mas pronto, continua a pedalar. Entretanto um atleta que me tinha alcançado e ia furado pediu-me a bomba e eu a muito custo emprestei, mas continuei a andar porque ele disse que já me apanhava.
 Como ele tinha dorsal diferente do meu achei que ele ia para a meia maratona e reduzi o andamento para que ele me apanhasse e não tivesse que parar na divisão. Mais uns kms e passo por um atleta furado e logo de seguida sou alcançado pelo "comboido da CSRDOta" e só aí percebo que já só faltam 10kms para o fim e que o atleta a quem tinha emprestado a bomba também vinha para a maratona. 
Percorri os restantes kms inserido no comboio da CSRDOta e assim terminei a prova sem que tenha existido "disputa" pela classificação.

À chegada a minha cara metade diz que faço 10 à geral e como tal não me preocupei com a classificação do escalão, mas fiz mal......porque fiz 3.º e só no dia seguinte dei por isso ao ver a classificação....anjinho....e eu que adorei o cenário do pódio.

Registos:
Classificação: 8.º Geral / 3.º Vet A
Kms: 60
Tempo: 2:45:58
Media: 

Classificação Geral

Classificação Escalão

Para mais tarde recordar: 

Fica a falta de comparência no pódio involuntária a presença da minha cara metade, a cedência da minha bomba a muito custo (vou para o céu) e mais uma boa prestação da máquina e do atleta, mas que teve muitas duvidas das  suas capacidades durante a prova...mas pronto....para a frente é que é o caminho....  
Mais uma vez falhei na nutrição durante a prova, mas acho que não é defeito é feitio lol.

Agora é recuperar com o terapeuta Rui Seabra http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra, porque domingo à regional na Benedita.

Resta-me agradecer à minha cara metade pela companhia, ao Edmundo e à beldade dele....um dia diferente....

Momentos:


terça-feira, 17 de junho de 2014

Rescaldo da 3.ª prova da Taça Regional XCM de Santarém

Feliz na Raposa!...baterias recarregadas para mais uma quantas eheheh....

No domingo transacto desloquei-me à localidade da Raposa, concelho de Almeirim para participar na 3.ª prova a contar para a Taça Regional de Santarém de XCM, assim como mais cerca de 200 atletas. Prova esta que foi designada por 1.ª MTB FOX Marathon  e contou com a organização do Trilho Perdido, a qual também é a responsável pela realização da taça em causa.  


Apresentei-me para esta prova com boas expectativas, não por me encontrar melhor fisicamente, mas porque dois dos meus concorrentes diretos no escalão não iriam participar e como tal, o acesso ao pódio estava hipoteticamente mais fácil e em condições normais iria subir na classificação geral da Taça..

Depois da prova de Ota ter baralhado o "habitué" do que é as provas da desta taça, regressamos a terrenos mais arenosos, mais planos e menos técnicos, bem como regressamos ás duas voltas, mas dei por muito bem empregue a minha deslocação à Raposa, porque vim muito satisfeito com o percurso apresentado, uma vez que foram colocados à disposição dos atletas muitos trilhos, fugindo-se assim aos típicos estradões, sendo certo que também existiram, mas dentro do que considero aceitável. 

Em relação à organização considero que esteve muito bem, tendo mostrado preocupação para com os atletas, uma vez que estava previsto temperaturas a rondar os 40 graus durante a prova e por isso reforçou os abastecimentos e encurtou a distância do percurso para 37 kms. 


No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Espaço do evento.
  • Entrega de Prémios (quase imediata - Maratona)
  • Marcações.
  • Percurso.
  • Cumprimento de horário da partida.
  • Classificações online.
  • Dorsal com chip
  • Levantamento de dorsais (08:50)
  • Muitos pontos de água
Aspectos a melhorar:
  • Partida ás 10:00, acho tarde para um "regional" em especial com estas temperaturas. 
Sem opinião:
  • Almoço
  • Banhos
  • Brinde
A prestação foi assim!!!

Descontraído e à procura de sombra! foi assim a minha colocação na grelha de partida, desta feita sem preocupação, uma vez que não era-mos muitos e iria-mos partir separados por 2m em relação aos atletas federados. 
Ás 10:00 deu-se a partida dos federado, já debaixo de um calor terrível e dois minutos depois foi a minha vez, maratona promoção, tendo desde logo o andamento sido imposto pelo Luis Marques e pelo Marco Mestre. 
Um km percorrido e já se subia, o que fez com que o pelotão alongasse e se partisse, contudo na descida seguinte deu para reorganizar novamente e consegui manter-me no grupo dos primeiros até cerca do kms 20. Depois foi procurar companhia e tentar não perder muito tempo para o grupo da frente, uma vez que não iam muito distantes, mas a pouco e pouco fui deixando de os ver, mas consegui "pendurar-me" em dois atletas federado da meia e deu para me poupar para a segunda volta. Terminada a primeira volta com o tempo de 1h28m30 e em 24.º da geral, entro para a segunda volta sozinho e faço os 5 kms seguintes a penar, mas a pouco e pouco lá me fui encontrando, contudo sou
alcançado por dois atletas e passo a ter companhia, mas apercebo-me que puxar não era com eles, pois um deles estava na "corda" e o outro não queria deixar o colega para trás. Perante isto forcei o andamento e o que estava na corda ficou para trás e o outro lá teve de começar a trabalhar também porque já não tinha desculpa lol. Sensivelmente a meio da segunda volta o atleta que seguia comigo tenta-me descarregar ...mas não correu muito bem e virou-se o feitiço contra o feiticeiro, mas como há muito tempo que não furava ora toma lá...pneu da frente a esguichar liquido e eu a ver a vinda a andar para trás...percorridos  alguns 3 kms com o coração nas mãos o liquido fez o seu trabalho e não tive de parar. 
Com isto estava a cerca de 10 kms do fim e começo a aperceber-me de atletas à minha frente, os quais alcanço em pouco tempo e tendo trazer um deles, pois já partilha-mos algumas provas e fez o favor de me acartar uns bons kms, mas não deu e acabei por seguir sozinho até final, tendo terminado na 20.º posição da geral e 3.º em Vet A não Federado, com o tempo de 3h09m54s.



Meus Registos:
Classificação: 3.º em Vet A, 9.º à Geral (promoção) 
Kms: 75,15
Tempo: 3:09:04
Média: 23,85















Classificação VET A - Promoção










Geral Maratona (federados e não federados)
Tendo em conta que os federados partiram com dois minutos de avanço, faço top 20 à geral....pois ultrapasso o meu "homónimo" ahahah


Em conclusão: Segui para esta prova com objectivo de chegar ao pódio, pois sabia que o "espigão" e o Carlos Trancadas iam estar ausentes, logo as minas hipóteses aumentaram significativamente, mas tinha consciência que as brincadeiras de sábado à noite associadas ás condições climatéricas podiam deitar tudo a perder, mas como à mais vida para lá das bikes....... lá teve de ser ahahah e agora não poderia estar mais satisfeito....gozei o sábado à noite, fui ao pódio no domingo de manhã e consegui fechar top 20 da geral....  Contrariamente ao que me aconteceu na última prova, fiz os últimos kms com andamento satisfatório, muito por causa de ter levado com a marreta logo que terminou a primeira volta e depois deu tempo de renascer novamente ahahah 
Com este resultado subo a 2.º na geral da Taça, mas deve ser sol de pouca dura....acima de tudo à que ter os "pés no chão". 
Agora resta-me reparar o furo convenientemente e recuperar para domingos na Serra Del Rei para a 1.ª prova do Trofeu do Oeste. 

Fica um obrigada ao  Rui Seabra  http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra pela preparação das pernas, ao meu pai pela assistência durante a prova e ao Edmundo pelo apoio moral.

Momentos:





sábado, 14 de junho de 2014

Fátima Lopes atacou forte.....

Para que não exista ciumes.... 

Antes ...........
























Depois .........
» restyling by "fatima lopes", rodas, pneus, fitas guiador, selim, avanço e suportes de bidon 






















9.210kg de burra...eheheh 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Um toque de Fátima Lopes ahahaha

Antes....

Depois...
 »»»»selim »»» rodas »»» suportes de bidon »»» prato 38 XT »»» Cassete e corrente XT »»» punhos "by fatima lopes ahaha"


punhos esigrip só para mim eheheh...dois pares mamados=um par novos