quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ponto de situação nas duas igrejas !!!

A duas provas de terminar o regional as contas estão com este aspecto e até me parecem bem encaminhadas, as quais estão completamente diferentes do que esperava quanto decidi fazer o regional, porque esperava mais competitividade....ou pelo menos mais assiduidade. Assim o regional começa a perder a graça... e desconfio que até final ainda vai piorar em termos de presenças, pelo menos na minha vertente e escalão, mas deixa lá ver, pois pelas minhas contas devemos ser três para dois lugares do pódio.
A próxima prova é dia 31 de Agosto na Glória do Ribatejo e acredito que as contas devem ficar praticamente despachadas, isto quando fica a faltar apenas uma prova. 




Concluídas que estão duas provas do troféu, a classificação encontra-se assim, mais uma terceira posição, mas aqui as contas são outras porque não há destinação entre federados e promoção e a concorrência é mais do que muita, já para não falar que só vão servir para a classificação final os 4 melhores resultados, mas ainda assim estou muito satisfeito ehehe
A próxima prova já está aí à porta, dia 10Jul no Arelho e as contas vão mudar, não só porque a concorrência são só: Marco Sousa, José Silva, Cesário Filipe, Carlos Gomes, João Horta, Rui Narigueta,Filipe Afonso e Filipe Ribeiro, entre outras surpresas e isto só para Vet A, mas também porque depois de uma semana de férias no relax sem qualquer desporto para além de levantamento de bolas de berlim e de gelados, debater-me com uma gripe, logo a condição física já teve melhores dias lol...mas até dia 10 ainda vou bem a tempo, ou não ...

terça-feira, 15 de julho de 2014

Rescaldo da 8.ª Maratona BTT Cidade das Caldas da Rainha

Simplesmente brutal! Está em primeiro com larga vantagem............. 

Depois de ter ficado fascinado o ano passado, ficou logo decidido que este ano iria regressar à localidade do Campo  -  Caldas da Rainha  e assim fiz, tendo no passado domingo lá voltado para participar na 8.ª Maratona BTT Cidade Caldas da Rainha, sendo certo que por me encontrar a realizar o Troféu do Oeste, tornou-se "obrigatório" uma vez que esta é a segunda prova a contar para o dito troféu.  

A organização esteve a cargo da equipa BttTeimosos,  que esteve impecável, tendo demonstrado muita organização, empenho e dedicação, bem como não teve mãos a medir para que o evento fosse do agrado de todos e que fossem respeitados os horários. Como habitual o evento contou com duas distância, nomeadamente a meia com 40km e a maratona com 75, pelas quais se distribuíram os cerca de 600 participantes, que se classificaram na geral e no escalão. À semelhança da prova anterior do troféu, a partida deu-se por boxes por ordem de inscrição, o a meu ver traz sempre um ponto negativo e outro positivo, mas nada é perfeito e como tal, à que respeitar o regulamento.

Este ano a minha participação recaiu na maratona e sabia que teria pela frente "grandes" atletas, mas se para uns é pouco conveniente, para mim é do melhor, só me trás mais motivação. Tendo em conta os atletas presentes sabia à partida que em condições normais a minha classificação iria ser diferente da que aconteceu nos Trilhos Del Rei, mas como diz o outro "as contas fazem-se no fim".

O meu ponto de vista!

Aspectos positivos:
- Local do evento.
- Percurso brutal.
- Marcações
- Controlos
- Pontos de água
- Rigor no horário da partida
- Entrega de dorsais
- Entrega de prémios (imediata)
- Animação;
- Bikes de Spinning para aquecimento.
- Promoção do evento.
- Classificação por escalões
- Divulgação da classificação

Aspectos a melhorar:
- Segurança em travessias de alcatrão.
- A partida devia ser no lado oposto do campo, evitando assim o "gancho" à direita para sair do campo.

Sem opinião:
- Abastecimentos
- Banhos
- Prémios

A minha prestação:

Nesta segunda prova do troféu parti da segunda box, ou seja, tinha cerca de 50 atletas à minha frente, nada que me preocupasse pois facilmente chegava à frente da corrida e assim aconteceu, à saída do do recinto desportivo, já me encontrava junto dos primeiros e assim me mantive por alguns kms, nomeadamente até cerca do kms 6, momento em que surge a primeira subida e não aguentei o andamento da frente, ficando então para trás. 

Terminada a subida deu-se inicio os trilhos à beira mar e deu para recuperar tempo e aproximar-me de outros altetas que seguiam à minha frente. Na segunda seção de trilhos fui alcançado pelo Carlos Gomes e na roda dele consegui colar ao Guilherme Lopes e ao Fernando Duarte e assim andamos alguns kms até que ssurgiu mais uma subida e lá fiquei sem rodas ahahah.


Entretanto alcanço o Guilherme e seguimos juntos, ora puxa ele, ora puxa ele outra vez que eu não me posso cansar lol e assim andámos mais uns bons kms até que a cerca de 2 kms da divisão dos percursos somos alcançados por uma "maranhal" de atletas, uns para a meia e outros para a maratona. Nisto surge a separação dos percurso e comigo seguem mais 5 atletas, sendo que a maior parte não estava muito motivada para puxar, tendo o andamento do grupo baixado significativamente. Lá fomos seguindo os 6, sendo que apenas 3 passavam pela frente, tendo entretanto um conseguido fugir passamos a ser apenas 2  a puxar qualquer coisa. 
Já perto do kms 50 somos alcançados por mais dois atletas, sendo um dele meu conhecido, o qual começou a impor andamento e lá fui fazendo o que podia para aguentar. Pouco depois o grupo alcançou o que tinha fugido e passamos a 8 atletas,  momento em que ultrapassávamos a parte mais dura do percurso. Entretanto seguia na roda do comboio do CSRDota (David e Avelino) e consegui-mos alguma vantagem, mas logo se acabou devido a um engano e lá se juntou tudo outra vez. 
A menos de 15 kms do fim descolaram dois atletas e pouco depois aproveitei um trilho técnico a descer para fugir também e colar aos dois. Já a menos de 5 kms do fim fomos alcançados por dois atletas e entrámos no recinto desportivo os 5 e lá gastámos os resto das forças para chegar á frente uns dos outros. 



Os meus resultados:
Tempo: 3:17:02
Kms: 74,10
Média: 23,20
Classificação: 11.º Geral, 6.º Escalão




Classificação geral
 Classificação escalão


Em conclusão:
Não há muito a dizer! correu melhor do que estava à espera, pois nunca pensei chegar à meta na disputa pelo 8.º lugar à geral, contudo poderia ter sido diferente para melhor, caso o pessoal quisesse "trabalhar", uma vez que o grupo onde seguia tinha um boa vantagem do que vinham para trás, isto à separação dos percursos...fica o abre olhos lol. 
Em termos de contas subo a 3.º no troféu e agora resta aguardar pela próxima prova, na qual já se verifica uma boa afluência e uns adversários muito capazes ehehehe

Para terminar, agradeço ao Rui Seabra, https://www.facebook.com/ruiarmandoseabra?fref=ts, porque graças a ele fui para a prova quase novo, depois de uma semana de trabalho muito complicada, aos meus parceiros Edmundo e David pela companhia e aos fotógrafos do costume.

Momentos:




quarta-feira, 9 de julho de 2014

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Rescaldo da 4# prova da Taça Regional de XCM de Santarém

Novamente 3.º!!!!desta feita na Benedita.

No passado domingo fui até à Benedita para participar na 4.ª prova a contar para a Taça Regional de Santarém de XCM, assim como mais 250 atletas. Esta que foi designada por 2.ª Maratona BTT/Benecar e contou com a organização da Associação Norte da Vila em parceria com o "Trilho Perdido" responsável pela organização da taça.  


Apresentei-me para esta prova ainda com a recordação do percurso de há dois anos, pois segundo consegui apurar seria praticamente igual, o que poderia ser uma vantagem e com o objectivo de manter o segundo lugar na taça, mas sabia que não era facil pois teria de conseguir acompanhar o andamento do Carlos Trancadas e do Pascoal, trabalho muito complicado, mas pronto......as contas fazem-se no fim!

Mais uma vez foi-nos apresentado um percurso de duas voltas, sendo que a primeira volta teria 42 kms e a segunda tinha menos alguns, mas não foi transmitido quantos, "era surpresa" lol, e cada volta tinha cerca de 550 metros de acumulado, num percurso que identificaram como técnico, o que me agradou lol. 

Como por norma somos poucos atletas na promoção para a maratona, não me preocupei na hora para entrar para a box e andei na treta, mas quando fui para entra, não existia box, ou seja mais uma novidade numa prova da taça, só existia box para federados e não federados, conclusão, parti do meio da multidão da promoção, contudo nesta prova voltamos a partir tudo junto e atrás de um veículo da organização...situação que me foi favorável, para me conseguir posicionar entes de entrar na terra batida...vá-se lá entender as mudanças de prova para prova.

No que diz respeito ao à "organização" considero que está dentro do que nos tem habituado a Taça, à excepção das marcações, onde achei que faltava uma fitas e pessoas da organização a controlar as travessias em alcatrão, em especial na segunda volta, que praticamente eram inexistentes. É certo a "historia" do código da estrada....mas isso é o que todos sabemos..........  

No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Espaço do evento.
  • Entrega de Prémios (quase imediata - Maratona)
  • Percurso.
  • Cumprimento de horário da partida.
  • Classificações online.
  • Dorsal com chip
  • Levantamento de dorsais (08:50)
  • abastecimentos
Aspectos a melhorar:
  • Marcações
  • Segurança
  • Indicação das alterações nas partidas atempadamente.
  • Troféus (acho "fraquinhos")
Sem opinião:
  • Almoço
  • Banhos
  • Brinde
A prestação foi assim!!!

Como já referi! andei na treta até quase á última porque estava descansado que tinha uma box só para mim, mas enganei-me e quando me dirigi para a box, fiquei atrás de alguns 50 atletas mais o "maralhal" dos federados, uma vez que iria partir tudo junto e como é lógico fiquei f#4%6&do, mas não havia nada a fazer se não dar o máximo no inicio para alcançar a frente da corrida.
Deu-se o sinal de partida e lá fui eu a ganir para chegar à frente e para ajudar era sempre ascendente, mas consegui e logo de seguida, aos 5 kms surgiu a descida "perigosa" a qual aproveitei para ganhar mais uns lugares....terminada a descida voltámos a subir e os andamentos começaram a "estabilizar" e lá segui eu na roda dos meus adversários diretos, sendo certo que o grupo onde seguia já tinha perdido o contacto com a frente da corrida, a qual deveria ter cerca de 10 atletas. 

Depois de algumas subidas e descidas com 20 kms feitos passamos no controlo e lá me conseguia manter nos 20 primeiros e comigo seguiam alguns 10 onde se incluía os meus 3 concorrentes diretos "luis Marques, Pascoal Inácio e Carlos Trancadas), mas pouco depois lá cedi e fiquei para trás com o João Esteves, mas fomos á luta e ainda andamos muito perto de colar novamente, mas quando o grupo que perdi alcançou outro que seguia à frente o esforço era em vão e passamos a fazer o nosso andamento. A menos de 10 kms do fim da primeira volta o João ficou para trás e segui sozinho, mas já na reta da meta fui alcançado por ele e por uma comitiva da meia maratona (Ricardo Mendes, Luis Cardoso e "pessoal" da Benedita). 
Iniciou-se então a segunda volta e lá fui eu sozinho, mas de vez em quando apercebia-me da proximidade de outro atleta que seguia atrás de mim, o qual me alcançou no ponto de controlo, mas voltou a ficar para trás. Já nos últimos kms um trilho apertado e em curva mando um "chapadão" de frente contra o Carlos Trancadas (vinha perdido e fora de mão) e ficámos ali meios atardoados. 

Lá seguimos viagem, porque o caminho era o correto, mas já tínhamos sido alcançado por o outro atleta, contudo o Carlos foi ficando para trás e pouco depois chegámos á reta da meta e estava terminada a prova, uma vez que não voltamos a passar no Stand Benecar.  


Paitrocinio também teve direito a pódio como
prenda de aniversário lol 

Meus Registos:
Classificação: 3.º em Vet A, 4.º à Geral (promoção) 
Kms: 74,26
Tempo: 2:59:03

Média: 24,88












Classificação VET A - Promoção

Classificação Geral Maratona (federados e não federados)

Em conclusão: 
Continuo a sentir-me, o andamento é o "normal", não à "picos" de forma e o pódio sabem sempre bem, a bike está impec, por isso à que continuar a trabalhar.  Com este resultado desço a 3.º na geral da Taça, mas por apenas 10 pontos e ganhei 20 pontos ao 4.º, o que deixa tudo em aberto para a próxima prova, sendo certo que o vencedor está praticamente entregue ao Luís Marques e acreditava que me ajudasse a manter o 2.º lugar, ao ganhar também esta prova, mas também no BTT existe muitos "ses"

Fica um obrigada ao meu colega de equipa Jorge Sousa pela boleia e companhia, ao Rui Seabra  http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra pela preparação das pernas e ao meu pai pela assistência e companhia neste dia do seu 57.º aniversário.

Momentos: