segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pódio na Taça Regional Maratonas BTT de Santarém

Esta foi a terceira vez que decidi participar nesta Taça com objectivo de classificação geral, sendo que as outras duas foram na meia-maratona e "graças" aos azares acabei por não fazer todas as provas, abdicando desse objectivo a meio da Taça, mas este ano estava decidido a participar nas 6 provas independentemente do que acontecesse. Não defini objectivos classificativos, mas inconscientemente pensava num top 7/8 no meu escalão, uma vez que desta feita iria correr na maratona não federada e sabia que a concorrência era outra. 
Sem o azar a bater-me à porta, fui terminando as provas e os resultados foram sendo superiores ás expectativas, uma vez que nunca pensei fazer pódio na taça e com a ausência de alguns nomes de referência fui subindo na classificação geral, abrindo-me assim expectativas classificativas melhores do que as que tinha pensando, ao ponto de ter entrado na luta pelo 2.º lugar da geral, coisa para mim impensável  no inicio da taça. 

A taça terminou no passado dia 14 de Setembro na localidade de Úlme, não tendo eu me apresentado nas melhores condições físicas e anímicas, mas estava à vontade porque sabia que no final da manhã estava no pódio, com o 3.º lugar à geral. 
Confirmada as minhas dificuldades físicas, acabei por desistir porque achei que não se justificava tal "sofrimento" porque a hipótese de chegar a vice-campeão ia depender de muito azar para o 2.º à geral e ele era o junto vice-campeão. 

Contas feitas terminei a taça no 3.º Lugar em Vet A na vertente Maratona Promoção e estou muito satisfeito, mas consciente que fiquei em último dos que cumpriram todas as provas da Taça. O grande campeão foi o atleta Luís Marques, da equipa Superbikes/Espigão Suplementos e o vice-campeão foi o atleta Pascoal Inácio da equipa AL+/Pecados Divinos.




Classificações:

XCM#1 -  Alpiarça - 5.º
XCM#2 - Ota - 5.º
XCM#3 - Raposa - 3.º
XCM#4 - Benedita - 3.º
XCM#5 - Úlme - Desistência

TOP10

Para terminar e como não me sentiria bem comigo mesmo se não o fizesse,  refiro alguns nomes que estiveram comigo, nomeadamente à minha equipa Arealbike/radioalenquer, meus pais "por tudo", colegas de trabalho "aparam-me os golpes", Edmundo Ramos "porque sim" e famelga "por tolerarem", ainda que este não tenha contribuído directamente para o resultado, ao contrário do terapeuta Rui Seabra que muito lhe devo a ele.

 

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A maratona de Úlme quase que foi .....

Após uma tonelada de provas...uma desistência!!!

No domingo foi dia de rumar até à localidade de Úlme, concelho da Chamusca, para cumprir a última prova pontuável para a Taça regional de Santarém XCM, prova esta designada Maratona Pinéus Bike team, com organização a cargo da equipa Pinéis Bike team em parceria com a entidade responsável pela taça, o "Trilho Perdido".
  
Apresentei-me para esta prova motivado e com esperança que as diversas sensações pelas quais tive de passar nos últimos dias, não me fossem afectar a minha prestação, mas lá no fundo sabia que não estava "igual" ao que estava à 15 dias, mas estivesse como estivesse ira competir, mesmo sabendo, isto na sexta feira, que o 4.º classificado não iria participar e como tal, o 3.º lugar estava garantido, mas existia sempre a hipótese de chegar a 2.º , apesar de ser muito pouco provável, pois os 50 pontos que nos separavam não retratavam a realidade de andamentos. 

Para esta última prova da taça voltamos ao normal, arranque ás 10h00, duas voltas para a maratona, com cerca de 38 kms por volta e com 700 metros de acumulado. Contudo a grande diferença esteve na presença de participantes, uma vez que devia-mos ser uns 150 atletas, o que me deu a entender que praticamente só os que tinham hipótese de pódio e os que iam ao pódio no final da taça é que marcaram presença, porque a entrega de prémios da final da Taça, foi realizada após a prova, se não ainda deviam ser menos.

No que diz respeito à "organização" considero que esteve bem e apenas tenho um reparo, nomeadamente a pouca pressão de água para os banhos.  

A minha quase prestação foi assim!!!

Mais uma prova da taça, mais uma estreia, desta vez foi "Úlme" 100% desconhecido para a minha pessoa e como tal, não sabia que tipo de terreno me esperava, mas suspeitava que areia, pedra e algumas subidas deveriam existir, tanto que o arranque foi logo feito logo numa rampa em alcatrão que até fazia doer.....
Primeiro deu-se a partida do "pessoal" federado e dois minutos depois lá segui eu e os cerca de 20 da promoção para os vários escalões, mas logo que terminou a subida, vá lá que tivesse-mos feito 1 km já o pelotão se tinha partido e seguia-mos uns 7 na frente.



Por volta do km 5 deixo ir embora o grupo, só porque não os consegui acompanhar e aí tomei consciência que contrariamente ao que pensava e esperava a "semana" fez muita "mossa", mas lá segui e aos 10 kms sou alcançado pelos primeiros 2 da meia maratona promoção e vou com eles, mas por pouco tempo, porque o meu guiador começou a "mexer-se" e tive de parar para o apertar. 
Com isto apanhei boleia com o segundo grupo da meia e continuei viagem, mas sensivelmente a meio da primeira volta volto a ceder e passo a rolar sozinho o que durou para aí uns 10 kms, momento em que começo a ser alcançado por diversos atletas da meia e apesar do esforço não os consigo acompanhar, isto quando percorria-mos os últimos kms do percurso e para mim a parte mais dura. 
Já com a separação à vista e com 1h52m de prova, com o psicológico ou lá o que é isso todo f.... e com o 3.º lugar na taça garantido, optei por desistir e dei por concluída a minha participação.

Meus Registos:
Classificação: desisti
Kms: 38,9
Tempo: 1:53:52

Média: 20,15

Em conclusão: 

Deu para perceber que este tipo de prova "2 voltas" temos de estar mesmo bem, para conseguir-mos iniciar a segunda volta, ao contrário das provas em linha, onde muitas vezes as continuamos na esperança de "melhorar-mos" ou de baixar o grau de dificuldade da prova.  Percebi também que nas "meias" faz-se de "qualquer" maneira e nas "grandes" a musica é outra...pois aqui já não se pode tratar o corpo de qualquer maneira......
O meu brinquedo desta feita não se portou a 100% e não percebi porque, uma vez que o testei uns dias antes e não deu raia, deve ter sido da chuva lol. 

Obrigada ao homem do costume  http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra que não falha, contudo o trabalho feito foi quase em vão eheheh e ao Ricardo Pereira, Valter Raimundo e Vítor Romão pela companhia. Fica também os parabéns aos dois primeiros pela excelente prestação....fortíssimos 

Quanto à minha prestação na Taça, irei aborda-la mais tarde. 

Momentos:


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Aparece! serás bem vindo.....


Não poderei estar presente, porque irei participar na última prova da Taça Regional XCM de Santarém....se não tens compromissos junta-te a nós...

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Tudo ou nada em Úlme!!!

Pois é! o regional chega ao fim no próximo dia 14 de setembro, com a última prova a realizar-se na localidade de Úlme, localidade que para mim é a estrear, mas irá ficar para sempre na minha memória, ou por aquilo que lá consegui ou por aquilo que lá não consegui.....que na prática quer dizer, ou mantenho o 3.º lugar à geral, o 2.º ainda é possível, mas é uma luz muito fraquinha lá no fundo do túnel,  ou fico em 4.º. 

Apesar do resultado final apenas variar um lugar...são tantas as diferenças entre ele lol   

À uns dias olhava para "Úlme" com uma sensação completamente diferente daquela com que lá vou, porque já não poderei partilhar a minha prestação,  seja ela qual for, com alguém muito especial para mim.....

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cumprida a 5.ª prova do Regional de Santarém, desta feita na Glória do Ribatejo.


Ai Glória! que colheita!.....

No domingo passado desloquei-me até à Glória do Ribatejo para participar na 5.ª prova a contar para a Taça Regional de Santarém de XCM, maratona esta designada por 2ª Maratona BTT Trilhos da Glória / Solobikese, com organização a cargo do "Trilho Perdido" em parceria com a equipa "Gloria BTT".  
Apresentei-me para esta prova consciente que estava melhor fisicamente do que na última prova que fiz, contudo sabia que dada a dureza da prova, associada ao calor e à concorrência direta, que para esta prova estava muito bem composta, avizinhava-se uma manha árdua de trabalho....mas também é para isso que "coço o cu diárias" como dizem os meus colegas de trabalho lol. Em condições normais a hipótese de pódio estava afastada, mas isso já estou habituado, sendo que o principal objetivo era manter a 3.ª posição na geral e esperar por uma falha do 2.º classificado que estava a apenas 10 pontos de diferença.

Mais uma vez a maratona contou com um percurso de duas voltas, que no total perfaziam 74 kms onde se registava cerca de 1400 de acumulado, num percurso que foi apresentado como muito técnico e algo perigoso, onde a maior parte do percurso era feito em trilhos, razão pela qual só me passou pela cabeça "temos BTT".

No que diz respeito ao à "organização" considero que foi aquilo a que nos tem habituado e apenas tenho um reparo, nomeadamente a falta de mais pontos de água na segunda volta, mas também tenho um grande sinal de mais para o magnifico percurso de BTT, porque isto no domingo foi BTT puro e duro!  

A prestação foi assim!!!

Como foi uma estreia na zona da Glória do Ribatejo, tudo o que fosse percorrer ia ser a estrear, e por isso as expectativas eram altas, tendo sido com esse sentimento que aguardei o momento da partida. 
Primeiro deu-se a partida do "pessoal" federado e dois minutos depois lá segui eu, logo com o suspeito do costume a fazer estragos, graças ao andamento imposto desde inicio.  
Percorridos os primeiros 10 kms junto dos primeiros, as pernas decidiram que já chegava ehehehe e tentei seguir com outras "rodas" mais ao meu nível e com isso também deixei ir embora o 1.º e 2.º à geral (classificação do regional). 
A meio da primeira volta sou alcançado pelo 4.º  e sigo com ele uns bons kms, mas lá foi embora também e fiquei então dentro das minhas expectativas eheheh, seguindo em 8.º da geral e 6.º no escalão, na prova. Momentos antes de terminar a primeira volta apanhei boleia dos primeiros da meia não federada e na entrada para a 2.ª volta juntou-se a mim o meu amigo Ricardo Pereira e ora puxa ele, ora puxa ele outra vez, situação que durou toda a segunda volta. Ainda assim, consegui-mos ultrapassar meia dúzia de atletas, um dois quais o 1.º à geral na taça,  o que me permitiu subir a 5.º lugar em Vet A e a 7.º da geral, classificação com que terminei a prova.    



Meus Registos:
Classificação: 5.º em Vet A, 7.º à Geral
Kms: 73,86
Tempo: 3:40:52

Média: 20,15





Classificação VET A - Promoção

Classificação Geral Maratona (federados e não federados)
Tendo em conta os 2 minutos na diferença da partida, ainda deu para top 20, sacrificando desta forma o meu reboque lol

Em conclusão: 
Depois da ultima participação numa prova não ter corrido nada bem, vinha com algumas dúvidas, mas como me estava a sentir bem e sabia que o http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra fez tudo o que pode para me recuperar, acreditei que ira correr como "normalmente" e aconteceu, contudo dada a dureza da prova e uma vez que o meu "deposito" normalmente só dá para 3h, fiz os últimos kms a muito custo, mas valeu o esforço....pois consegui o meu objetivo, mantive o 3.º lugar na taça.

Resta agradecer ao Ricardo pela "roda" pois não à muita gente por aí assim e agradecer aos meus companheiro de viagem e de equipa, Edmundo Ramos e Jorge Sousa, pela força e por esperarem por mim, o que não estava prevista, mas como o Sr. Edmundo baldou-se a maratona....valeu um top 10 nas desistências...fui o último a despachar-me eheheh

Momentos: